Diário de Viagem - Dia 3: Porto

16 de março de 2014



Nosso dia começou cedo, acordando pouco antes das 8hrs, pois às 9h30 min sairia da Estação Santa Apolónia, em Lisboa, o nosso comboio para a cidade do Porto, no norte de Portugal. Era sexta-feira (28) e nos aproximávamos do carnaval (em breve, breve, mais detalhes). 

A viagem durou 3 horas, pelo comboio da Intercidades, como já falei anteriormente. O percurso até Porto é no esquema de pinga-pinga, com o trem parando em diversas cidades até lá (A Alfa Pendular é mais rápida devido ao seu trajeto não conter tantas paradas como o Intercidades). Entrentanto, não tinhamos pressa. Chegamos ao Porto às 12:30, na estação Campanhã. Precisavamos pegar um outro comboio até a Estação São Bento, a mais bem localizada, a menos de 2 minutos da principal avenida do Porto, a Av. dos Aliados, onde se encontrava o nosso hotel. 

O trajeto Campanhã - São Bento é cerca de 7-8 minutos, nada além disso. Ficamos no Hotel Universal, que fica a 100 metros da estação São Bento, em plena Av. dos Aliados, que acabamos descobrindo que tem mais dois nomes fora esse: Av. Liberdade ou Av. General Humberto Delgado, sendo mais conhecida pelo nome Av. dos Aliados em homenagem aos países aliados da primeira guerra mundial. 

O Hotel Universal é simples, confortável, mas sem muito luxo, o que para mim é o de menos. O que importa é a limpeza, organização, além da localização, obviamente. E o Hotel tinha tudo isso. A Av. dos Aliados tem uma opção imensa de hotéis, desde os mais simples até os mais caros. Vale a pena pesquisar muito antes de decidir em qual ficar.

Ao deixarmos as nossas malas no hotel, procuramos um lugar pra almoçar. E nossa escolha foi um restaurante colado ao hotel, o Restaurante Casal.


O restaurante tem uma proposta super moderninha, com decoração no tom de vermelho e preto. Fiquei simplismente apaixonada não só pelo ambiente, mas também pela comida. E a faixa de preço deles é excelente. O nosso almoço deu 14 euros e nossa pedida foi: Um crepe de frango com molho branco e natas para mim e um Bacalhau com Natas para minha mãe, mais um café e uma coca.

Após o almoço, a nossa parada foi o Cais da Ribeira, às margens do Rio Douro. 



O Porto é uma cidade pequena e não tem muito o que oferecer ao público em relação a monumentos ou lugares a se visitar. Suas atrações ficam por conta do Cais da Ribeira e o passeio pelas suas pontes, o Palácio da Bolsa, Torre dos Clérigos e a Av. dos Aliados citadas anteriormente. A beleza do Porto está nas suas casinhas coladas uma nas outras e ruas estreitas, com caminhos de pedra. Porto é cheia de lojinhas de souvernirs e cafés, sendo o mais famoso o Café Majestic (mais a frente, falarei sobre ele). Embora seja uma cidade pequena, Porto tem um trânsito intenso, então é bom ter atenção ao andar nas ruas. 

Como ainda tinhamos um tempinho, decidimos fazer o Passeio das 6 Pontes, com saída do Cais da Ribeira. É um passeio que sinceramente não recomendo. Falta guia para explicar o nome e a história das pontes, o que torna o passeio monótono e que acaba caindo na mesmice. O passeio dura 50 minutos e tem o custo de 10 euros por pessoa.

Regressamos ao hotel e optamos por jantar em um  dos vários cafés situados na Av. dos Aliados. Nesse dia, não pudemos aproveitar muita coisa do Porto, por causa do nosso horário de chegada na cidade, check in no hotel, procurar lugar para almoçar, e afins. Era hora de arrumar as malas porque no dia seguinte, tinhamos viagem marcada para o nosso refúgio de Carnaval. Mas não se preocupem, tem mais do Porto vindo por aí. 



Esse foi o nosso diário de hoje. Espero que estejam gostando e fiquem ligados que a animação tá só começando! Amanhã temos mais diário de viagem!

OBS: Todas as fotos aqui postadas fazem parte da galeria registrada pela blogueira Isabela Carvalho. Aquelas que não forem, terão seu créditos devidamente divulgados abaixo da imagem.




0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!