Diário de Viagem - Dia 1: Recife - Lisboa / Mafra

14 de março de 2014




E começa hoje o Diário de Viagem sobre minha visita a Portugal.
De antemão, permitam que eu apresente a vocês minha companheira de viagem. Minha Mãe. A gente já aprontou tanto Brasil a fora que vocês não fazem ideia. E vamos viajar!!!
Bom, primeiro dia sempre começa com ponte aérea né?! 

Meu vôo saiu de Recife às 23 horas da terça-feira (25). Operado pela TAP (a única em Recife com vôos diretos até Lisboa), encarei 7 horas de viagem. Até que passar todo esse tempo dentro de um avião não foi difícil, uma vez que a programação a bordo foi muito boa, com filmes indicados ao Oscar 2014: Gravidade e Capitão Phillips. A TAP pode até oferecer boa programação mas deixou muito a desejar. Foi a primeira vez que viajei por uma companhia que não fosse a TAM, então é claro que eu só poderia estranhar porque, me desculpem caso haja alguém que não concorde, mas o serviço de bordo da TAM é simplismente fantástico. Mas voltando a TAP: os comissários e aeromoças não tinham aquela simpatia em agradar o passageiro. Além disso, um pouco demorado quando o assunto é retirar as bandejas do que foi oferecido (No meu caso, jantar e café da manhã). Gostei muito de um vinho branco português servido. Chama-se Paulo Loreano. Tentei achar durante minha estadia em Portugal mas sem sucesso. 

Aterrissamos em Lisboa às 9h30min da manhã, o horário previsto. O aeroporto é grande, bem sinalizado, espaçoso e foi reformado recentemente. Nota 10. Os funcionários também estão de parabéns quando o assunto é receber turista. Sempre muito prestativos. 

Lisboa é uma cidade muito bem sinalizada sendo impossível se perder. Basta ter certeza de aonde quer ir e seguir as placas e você estará lá num instante. Não poderei dá dica de hotel pois fiquei na casa do meu tio, situado no bairro de Algés. Um bairro muito bom e além disso, a 15 minutos a pé de um ponto turístico bastante conhecido: a Torre de Belém. 






Depois de deixarmos as malas e fazermos um breve almoço em casa mesmo, fomos desbravar Lisboa. Obviamente, não fiz tudo num dia, mas jurei a minha mesma que o primeiro lugar que iria visitar seria a Torre de Belém e foi isso que fiz. Olhar não só para ela mas para todo o país de Portugal é como simplismente entrar nos livros de história da época de colégio. A torre é simplismente linda. Apesar de ser baixinha, é imponente e traduz todo o seu valor histórico. Não podia deixar de trazer para casa uma miniatura dela para acrescentar a minha coleção de miniaturas de lugares turísticos. Uma coisa que chama muito a atenção não só em Portugal, mas creio que em toda a Europa são as construções em pedra. Passei a viagem toda me perguntando como aqueles artistas conseguiram erguer belíssimos monumentos todos em pedra, dentro das condições de construção da época. Não digo apenas construir em pedra, mas também esculpi-las e realizar grandiosos trabalhos artísticos. Cada detalhe, cada desenho. Tudo em pedra. É simplismente fantástico e um tanto quanto intrigante.


Seguimos para a companhia de Turismo Terra Nova para ver aonde poderíamos passar o carnaval, já que 14 dias em Portugal é muita coisa. Ou talvez não. Mas já que estávamos na Europa, porque não visitar outros lugares?  A Terra Nova é uma excelente companhia de viagem e possui um catálogo imenso com opções de excursão por toda a Europa, para toda faixa de preço. Além disso, a atenção e o serviço deles é muito bom. Recomendo!
Depois, uma passada rápida numa loja de departamentos, a El Corté Ingles, que tem muitas peças amadas por alguns: Tommy Hilffinger, Calvin Klein, Ralph Lauren. Com certeza, mais barato que no Brasil, mas não tanto quanto nos Estados Unidos. Fiz umas compras em Portugal com preços bons, mas não foi nessa loja. Mais a frente, terá um post sobre isso. 

Como minha passagem por Portugal foi no período de inverno, o dia sempre escurece tarde (para nós, pois para eles, escurece cedo), por volta das 18h30min, 19hrs. Então ainda tinhamos um tempinho e resolvemos visitar a cidade de Mafra. 

Palácio Nacional de Mafra


Aposentos Palácio Nacional de Mafra

Aposentos Palácio Nacional de Mafra

Mafra fica a uns 30-40 min de Lisboa. É uma cidade pequena, escondida entre colinas e ruas de pedra. O caminho para chegar até lá é sinuoso, com curvas uma atrás da outra além de ser mão e contra mão. Mas no final de tudo, tantas voltas compensa. A cidade é linda e apaixonante. Devido ao horário, visitamos apenas o Palácio Nacional de Mafra. Ele é enorme e preserva tudo que os reis e os represantes da Igreja Católica usavam e vestiam na época. É simplismente um espetáculo aos olhos, além de nos aproximar um pouco do estilo de vida da época. Passeios pelos quartos, salas, enfermarias, banheiros. Tudo preservado. A entrada no Palácio custa 6 (euros) para adultos e 3 para estudantes (sim, isso mesmo, em alguns locais você pagará mais barato devido a ser estudante. E não precisa mostrar nada, embora eu tenha preferido mostra minha carteira de estudante junto como meu passaporte). Vale muito a pena conferir! 


Foto: Facebok Zinia Alimentação

Quando voltamos a Lisboa, demos uma passada rápida na Zinia Alimentação, situada no bairro de Algés. Lá é possível comer bem e a preços bem baratos. Destaque para os rissois de camarão que são de dar água na boca. Tem também bolinho de bacalhau, mas eles são muito secos, não recomendo. Também tem as chamuças de carne. Para quem gosta de comida apimentada, é uma boa opção. Eles também tem um cardápio super variado e saboroso para almoço. Não deixem de conferir!!


E então? Curtiram meu primeiro dia?! Comentem sobre o que acharam e não deixem de acompanhar o diário. Amanhã tem mais!

OBS: Todas as fotos aqui postadas fazem parte da galeria registrada pela blogueira Isabela Carvalho. Aquelas que não forem, terão seu créditos devidamente divulgados abaixo da imagem. 

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!