Diário de Viagem: Dia 2 - Óbidos

15 de março de 2014


Estação Santa Apolónia. Foto: Arquivo Google

O segundo dia de viagem começou com uma parada na agência de viagens Terra Nova para enfim comprarmos o pacote de carnaval. E nosso destino foi a Espanha. Mas não vou me prolongar muito pois ainda farei um post sobre esse dia da viagem.
Como o pacote que compramos tinha saída da cidade do Porto, no norte de Portugal, nos encaminhamos a estação Santa Apôlonia para comprarmos a passagem de trem, ou como dizem os portugueses, comboio. São duas as empresas responsáveis pelo translado Lisboa-Porto: A Alfa Pendular e a Intercidades. A diferença entre elas é apenas o preço e o tempo viagem, que difere apenas em 30 - 40 minutos, sendo a mais rápida e mais cara a Alfa Pendular. Optamos pela Intercidades e posso dizer que estou muito satisfeita. O bilhete pela Intercidades custou 44 euros para adultos e 37 euros para estudantes.

Logo após as compra das passagens do "comboio", seguimos para a primeira de diversas cidades medievais que visitei: Óbidos.







Localizada a mais ou menos 73km de Lisboa, com cerca de 1h de viagem, a sensação que se tem ao entrar em Óbidos é que estamos num cenário de filme de época. E sim, estávamos num cenário não só de filme, mas de história. Muita história. A cidade é toda dentro de mulharas, com caminhos estreitos e ruas de pedra. Casinhas brancas, coladas uma nas outras revelam-se verdadeiras lojas de artesanatos, produtos locais e restaurantes. Nos fundos das lojas, casa dos artesãos e dos residentes. Andando, descendo e subindo por ruelas, me dei conta de onde estava: na parte mais alta da cidade, o castelo, símbolo de poder e defesa; E nas ruas em que eu me locomovia, casa dos servos. E então percebi que estava no lugar onde muitas vezes, durante as aulas de história, eu queria estar: em um feudo. Pude por um momento, ter uma ideia de como tudo aquilo funcionava na Idade Média e minha sensação de encantamento foi ainda maior.

Chegamos no horário de almoço e nossa escolha de restaurante foi o 1º de Dezembro. Por ser localizado dentro da cidade, obviamente que os preços não são dos mais baratos em qualquer restaurante que você escolher. Mas antecipo que a opção de lugares para se comer bem em Óbidos em grande. No 1º de Dezembro, nossa pedida foi pelo Bacalhau à 1º de Dezembro: bacalhau com pimetão verde e vermelho acompanhado de batata frita.
Aproveito a oportunidade aqui para lembrar de que onde você chegar para almoçar ou jantar, sempre haverá entrada com pães, queijos, patês e torradas. 

Fachada do Restaurante 1º de Dezembro



É isso. O dia 2 foi totalmente em Óbidos. Fiquem ligados que amanhã tem mais Diário de Viagem.


OBS: Todas as fotos aqui postadas fazem parte da galeria registrada pela blogueira Isabela Carvalho. Aquelas que não forem, terão seu créditos devidamente divulgados abaixo da imagem.







0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!