Resenha do filme: "Trapaça"

19 de fevereiro de 2014


Sinopse

Irving Rosenfeld (Cristinan Bale) e Sidyney Prosser (Amy Adams) são dois trapaceiros obrigados a colaborar com um esquema do FBI chefiado por um de seus agentes, infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Tudo parece está dando certo em seus planos políticos, até que a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), surge na história.

Elenco e Outras Informações

Cristian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Jeremy Renner
Dirigido por David O. Russell
138 minutos
Comédia

Trailer



Resenha
 
"Todo mundo trapaceia para sobreviver". É, até que a frase do filme cai como uma luva na produção. Como diria um amigo meu: "O trapaceado da história fui eu". Com 10 indicações ao Oscar - Melhor filme, Melhor Direção,  Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original - não acho que o filme deveria ter sido indicacada para a maior parte, senão todas.

Começando por Melhor Atriz Coadjuvante: é claramente perceptivel que o papel de Jennifer Lawrence é totalmente dispensável. Sua personagem, diferentemente do que a sinopse diz, não acarreta em nada o desenrolar da história e nem é crucial para toda a narrativa. Sua atuação consiste apenas em ser uma mulher fútil, que só faz fumar, beber, e quase tocar fogo na casa quando inventa alguma novidade. A única passagem em que ela de fato atrapalha é quando diz para seu amante sobre as atividades do marido. E olhe que nem é tudo isso. Ao meu ver, ficou faltando algo que ligasse a história e a personagem.

A narrativa não conseguiu me prender. Talvez pelo fato de que ao meu ver, ficou faltando coisas que ligasse os acontecimentos. Fiquei com a leve impressão de que as coisas tavam acontecendo por acontecer, sem fatos que interligasse os acontecimentos. Dois pontos que eu gostei e até crédito é que, primeiro, o filme começa adiantado e depois volta. E segundo, o filme é contado pelos próprios personagens, ou seja, eles mesmos narram os acontecimentos, contando como e porque tudo aconteceu. Mas mesmo assim, ficou lacunas em minha cabeça. Admito que a história é até interessante, mas não souberam construir.

Quanto a indicação dos atores (Melhor ator, atriz e ator coadjunvante), não vejo nada que torne essas atuações especiais. É apenas o mesmo, é apenas aquilo que você espera. Nada que surpreenda.

Melhor Figurino é talvez, a categoria que mais conseguiu sucesso, por ser ambientado nos anos 70/80. A trilha sonora é mais interessante do que o filme, cheia de clássicos conhecidos, que quando toca você canta junto, como A Horse With No Name, de America. Essa sim deveria ser uma categoria a qual o filme deveria está indicado!

Resta só esperar até o dia 2 de março, data da cerimônia do Oscar e conferir se Trapaça levará alguma estatueta. Lembrando que o filme ganhou 3 Globo de Ouro: Melhor Filme de Comédia, Melhor Atriz (Amy Adams) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence).


 


0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!